descobrimos o refúgio perfeito no alentejo para aproveitar os feriados de verão
Quando partimos à descoberta do Melhor de Portugal, o Cucumbi saltou logo para o primeiro lugar da nossa lista. É sem dúvida a sugestão ideal e o refúgio perfeito para aproveitar os feriados de junho. Há algum tempo que andava à procura de um pretexto para passar uns dias neste paraíso alentejano, na aldeia do Barrancão, a 20 minutos de Alcácer do Sal. Por um lado, a decoração é incrível, por outro lado, tinha a maior curiosidade em conhecer esta herdade onde tudo é biológico e sustentável e há uma preocupação genuína pelo ambiente e pela saúde do nosso planeta.
A história do hotel
O nome da herdade é uma homenagem à província angolana onde Tozé nasceu. Catarina e Tozé, os proprietários, decidiram comprar a quinta ao pai dela e fizeram do Cucumbi o seu projeto de vida.
A história da herdade remonta ao século XX, aos anos da Reforma Agrária, quando as terras foram ocupadas pela população local. Na época, a quinta era uma Unidade de Produção Agrícola, onde os habitantes da região trabalhavam e distribuíam os bens que produziam. Há 18 anos, o pai de Catarina comprou a herdade juntamente com a mulher, Isabel, e tentaram mantê-la em regime biológico. Mas os trabalhos de ambos não lhes permitiram dedicarem-se a este projeto e, em 2018, decidiram vender a quinta.